segunda-feira, 10 de abril de 2017

Plantas Medicinais




As plantas medicinais são utilizadas há milênios devido a suas propriedades de cura, sendo bastante utilizadas pelo povo.

Ainda hoje essas plantas possuem bastante espaço na medicina alternativa, sendo bastante empregadas para a cura ou alívio do sintoma de várias doenças.

Quem usa plantas medicinais precisa observar alguns cuidados como o correto armazenamento dessas plantas, evitando contato com água, luz, ar e calor.

Além disso, é preciso guardar as partes usadas da planta (como folhas, raízes ou flores) em local fechado, como vidros esterilizados.

A dosagem recomendada das plantas deve ser rigorosamente seguida, e na hora de dosar folhas ou qualquer outra parte da planta é preciso usar balança de precisão, evitando problemas como superdosagem ou intoxicação.

Caso seja precisa ferver ou cozinhar alguma coisa, o ideal é usar panela de vidro ou esmaltada, pois o metal pode provocar reações químicas.

Embora as plantas medicinais realmente curem e aliviem diversas doenças, vale lembrar que apenas o diagnostico de um médico e o tratamento sugerido por ele deve ser seguido para a cura de uma doença, por isso é importante nunca deixar de procurar um médico em caso de doença.

Boldo: É muito importante aprender a cultivar o boldo em casa, ele possui características muito úteis para nós, como o alívio de problemas estomacais. Como por exemplo:  a azia.

Para saber mais dicas sobre esta excelente planta. Clique Aqui!

Arruda: Além de ser uma planta medicinal, é muito apreciada por supersticiosos graças a suas propriedades de combate ao “mau olhado”, principalmente quando combinada ao vaso de sete ervas.

Para saber mais dicas sobre esta excelente planta. Clique Aqui!

Canela: Embora a árvore produtora da canela seja bem grande, o que impede de ser cultivada em qualquer lugar?

Se você possui o espaço adequado, deveria cogitar o plantio desta árvore que possui tantas características positivas.

Para saber mais dicas sobre esta excelente planta. Clique Aqui!

Capuchinho: É uma planta mexicana rasteira de médio porte, que apresenta folhas muito bonitas, além de algumas propriedades medicinais, devido a suas flores comestíveis de alto poder nutritivo.

Para saber mais dicas sobre esta excelente planta. Clique Aqui!

Carolina Pimenteira: É uma ótima planta tanto para o embelezamento de sua casa quanto para a produção de folhas que podem ser utilizadas na elaboração de chás.

Outro fator interessante desta planta é o fato dela exalar um aroma agradável, fazendo com que seja interessante cultivá-la bem próximo a casa.

Para saber mais dicas sobre esta excelente planta. Clique Aqui!

Guaco: Esta planta medicinal do sul e sudeste brasileiro possui várias aplicações, como no tratamento de problemas nas vias respiratórias.

Para saber mais dicas sobre esta excelente planta. Clique Aqui!

Fitoterapia: A fitoterapia consiste em várias formas de tratamentos (terapias) que utilizam como matéria básica, plantas e outros produtos de origem natural para melhorar o funcionamento do organismo.

Devido à importância destas técnicas criamos um artigo explicando melhor sobre os diferentes tipos de tratamentos fitoterápicos.

Para saber mais. Clique Aqui!

Tribulus Terrestris: Esta planta medicinal vem sendo muito procurada em forma de suplemento por atletas graças as suas propriedades estimulantes.

Encontrem no link abaixo informações sobre suas diferentes características, além de como cultivá-lo.

Para saber mais. Clique Aqui!

Hortelã: Utiliza-se da hortelã para a produção de chás com propriedades medicinais, que além de ajudarem no tratamento de doenças intestinais e respiratórias, possuem um excelente sabor refrescante.

Para saber mais. Clique Aqui!

Fonte: Cuidar.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário