segunda-feira, 10 de abril de 2017

Como Cultivar Canela


Embora seja bastante apreciada e possua muitos usos culinários e inclusive medicinais, a árvore de canela é grande e exige espaço para seu cultivo, por isso não é muito plantada em casa, sendo por vezes cultivada apenas em chácaras ou outras áreas maiores.

Como a árvore de canela é originária de um local quente, com temperatura constante e chuvas abundantes, seu plantio será mais bem sucedido em locais que preservarem estas características.

Para que se desenvolva bem, a planta deve receber luz solar plena, não sendo indicado seu cultivo em locais fechados ou que recebam pouca luz solar.

O plantio é feito através de sementes, escolhidas entre os frutos de plantas sadias e vigorosas. As sementes podem ser compradas em lojas de jardinagem.

O solo em que a semente será plantada deve possuir textura leve e arenosa, além de ser bem drenado.

O espaçamento deve respeitar um mínimo de 3×3 m².

A adubação começa a ser realizada dois meses antes do plantio, e deve-se utilizar adubo feito de esterco bem curtido, matéria orgânica ou húmus, colocados a 60 centímetros de profundidade.

A adubação deve ser reforçada 30 dias depois, com mais adubo orgânico ou de esterco curtido. O adubo pode ser encontrado em lojas especializadas em jardinagem.

As sementes são colocadas em saquinhos feitos de polietileno e enterrados no solo a um centímetro de profundidade.

Nos primeiros meses após o plantio é preciso proteger a planta dos raios solares, e regar constantemente, pois a canela precisa de bastante água.

A cobertura pode ser feita com folhas de palmeiras, que não sufocam a planta ou outro material que permita a respiração da árvore.

Depois que a árvore crescer (cerca de 5 anos depois) é possível começar a extrair a canela dela, mas o processo é trabalhoso:

A casca se solta naturalmente da árvore durante o outono. Depois de recolher a casca é preciso colocá-la para secar em local com sombra e vento por cerca de 5 dias, e depois expô-la ao sol não intenso.

Fonte: Cuidar.com

Veja também: Dicas sobre Canela e Plantas Medicinais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário