Criar boas
estratégias para aumentar o volume de vendas e colocá-las em prática nem sempre
é uma tarefa fácil para os representantes comerciais. Mesmo os profissionais
que já têm mais experiência ou facilidade para vender podem encontrar várias
dificuldades na hora de fechar negócios.
A crise no
mercado, aumento da concorrência e o nível de exigência são fatores que
contribuem negativamente no número de vendas. Para contornar estes obstáculos,
é preciso preparar um plano de ação e ficar de olho nos indicadores de
desempenho.
Confira
algumas dicas para que você melhore os resultados das suas vendas:
1.
Reveja seu método de
vendas
Cada
vendedor tem um método de trabalho. Alguns gostam de começar o dia organizando
os pedidos que já foram fechados, outros preferem visitar clientes pela manhã e
ainda há aqueles que desempenham uma tarefa a cada dia da semana.
Ter
um método não significa que você deve estar fechado para as novidades. É
importante rever essa metodologia, a fim de aplicar novas práticas de vendas e
melhorar ainda mais os resultados. Lembre-se que a mesma abordagem nem sempre
funciona para todos os prospects.
Quando
for avaliar seu método, pensa nos hábitos que mais geram vendas e quais devem
ser mudados. Após fazer uma análise, procure mais informações e cursos de
capacitação para aumentar seu nível de conhecimento.
2.
Tenha uma boa
organização
Ao
organizar seu tempo você evita o surgimento de problema e, caso eles aconteçam,
vai solucioná-los com mais agilidade. Como o representante comercial passa
muito tempo na rua prospectando novos clientes, o ideal é que ele tenha em mãos
todas as informações necessárias para fechar o negócio.
Ao
utilizar o Catálogo Online do SuasVendas pelo seu smartphone, por exemplo, você
tem acesso a todos os produtos e serviços das empresas que representa, e o
histórico dos clientes. Além disso, pelo SuasVendas você consegue fazer
pedidos, controle de comissões e estoque, tudo em um dispositivo móvel.
Isso
tudo vai garantir uma postura mais profissional e também vai organizar seu
processo comercial e de vendas com mais eficiência.
3.
Aumente a equipe
Se
você aumentar o número de empresas representadas, a necessidade de ter mais
profissionais que te ajude nas tarefas aparecerá. Afinal, você não dará conta
de tudo sozinho, não é mesmo?
Para
ter uma boa equipe você precisa de vendedores prepostos, mas não para por ai.
Se o número de pedidos aumentar, o trabalho administrativo também ficará maior.
Pensando nisso, avalie a possibilidade de contratar um auxiliar administrativo
para te dar suporte e organizar os pedidos.
4.
Tenha um bom
networking
Quanto
maior for sua rede de contatos, mais chances você terá de encontrar novos
clientes. Sempre tenha em mãos seu cartão de visita e participe regularmente de
eventos ligados às áreas das empresas que você representa.
O
networking online também é uma ótima maneira de conhecer outras pessoas, como o
Linkedin, que reúne vários profissionais de diferentes setores e ainda conta
com ferramentas como busca por segmento, profissão, cargos e outros filtros que
podem te ajudar.
5.
Fique atento nos
resultados
O
maior indicador de sucesso dos vendedores é o número de vendas fechadas, porém
há outros que apontam não apenas se o seu esforço tem dado certo, mas
principalmente qual caminho deve seguir para vender mais.
Fazer
uma pesquisa de satisfação com os clientes pode ser uma ótima opção, pois pode
mostrar os processos que são mais certeiros na hora da conversão e se é preciso
novas abordagens para resgatar clientes inativos.
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Fonte: Blog suasvendas
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