Não se
recomenda ligar em paralelo com a bateria esgotada de um carro, uma bateria
carregada para dar a partida, principalmente nos carros modernos. A eletrônica
sensível desses carros pode sofrer as conseqüências com danos aos circuitos.
No entanto,
para carros antigos e mesmo em situações de emergência admite-se a chamada
“chupeta” que exige o emprego de cabos grossos, normalmente encontrados à venda
nas seções de automotivos até mesmo de supermercados.
O que se
faz então é ligar a bateria carregada separada ou de um carro que estaciona
frente com o carro com a bateria esgotada, para fazer a interligação. A
interligação é feita com cabos do positivo para o positivo e do negativo para o
negativo.
Feita essa conexão observe os
seguintes cuidados ao realizar a chupeta:
a)
Certifique-se de que todos os equipamentos e dispositivos dos dois
carros, como lanternas, faróis, sistemas de ignição, alarmes, som, estejam
desligados.
b)
Certifique-se de que as baterias dos dois carros estejam especificadas
para a mesma tensão, normalmente 12 V. Isso é importante porque existem carros
antigos que usam baterias de 6 V. Também é importante que as capacidades de
corrente (Ah) das baterias dos dois carros tenham valores bem próximos.
c) Remova as
proteções das baterias de modo a expor os terminais. Se as baterias não forem
do tipo selado, verifique o nível da água da que necessitar usando água
destilada. Evite a água de torneira, pois contém impurezas. Apenas empregue-a
numa situação de extrema emergência, mas sabendo que a vida útil de sua bateria
estará comprometida. Para sair de uma situação crítica, num local perigoso, por
exemplo.
d) Se a
bateria não for selada, cubra as aberturas com um papelão ou outro objeto para
evitar ocorra um esguicho perigoso quando a partida for dada ou mesmo a segunda
bateria conectada.
e)
Inicialmente, dê a partida, com a bateria boa e mantenha o carro ligado
por alguns minutos para aquecer.
f) Depois,
tente dar a partida com a bateria enfraquecida. Se o carro pegar, deixe-a
ligada por algum tempo, o suficiente para aquecer o motor e também para
fornecer uma pequena recarga a bateria esgotada, se ela ainda admitir carga e
se o sistema de carga (alternador) estiver em boas condições. Se isso ocorrer
vá diretamente ao item i. Caso contrário veja o item seguinte.
g) Se o carro
não der a partida, ligue os cabos entre as baterias, um cabo de cada vez
observando a polaridade e dê a partida com as duas baterias. Dê a partida. Se o
carro pegar, mantenha as duas baterias conectadas por pelo menos 15 minutos,
tempo necessário para a recarga da bateria esgotada, se ela ainda admitir carga
e se o sistema de carga (alternador) do veículo estiver em bom estado. Depois
desconecte a bateria externa ainda com o carro em funcionamento.
h) Se o carro
continuar funcionando, é sinal que a bateria aceitou alguma carga e estará
sendo carregada. Deixe o carro ligado por mais pelo menos 15 minutos. No
entanto, procure seu eletricista para saber por que a bateria perdeu a carga.
Se o carro parar, a bateria não terá mais condições de uso. Procure seu
eletricista de automóveis urgentemente.
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